Codó - Maranhão

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO E LACEN REALIZAM ATUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTO EM DISGNÓSTICOS DE MALÁRIA, DOENÇA DE CHAGAS E OUTROS AGRAVOS ENDÊMICOS TRANSMITIDOS POR INSETOS VETORES NA UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE DE CODÓ.

Técnicos da URS/Codó em Treinamento pela SES/MA
Visando melhorar cada vez mais a qualidade dos diagnósticos apresentados pelos laboratórios de base dos municípios da Unidade Regional de Codó, o LACEN – Laboratório de Referencia em Saúde Pública do estado do Maranhão, realizou no período de 28/09 a 02/10/2015, na cidade de Codó, Curso de Atualização de Conhecimento em Diagnóstico Laboratorial de Malária e Doença de Chagas – Método de Gota Espessa, aos Técnicos de Laboratórios dos 06 (Seis) municípios que compreendem a Unidade Regional de Saúde de Codó, sendo eles: Alto Alegre do Maranhão, Codó, Coroatá, Peritoró, São Mateus do Maranhão e Timbiras.

O referido Curso foi realizado na cidade de Codó, não apenas por ser a cidade polo da Regional, mas, por apresentar uma melhor estrutura, no que se refere a acomodações e espaço físico ideal para receber todos os microscopistas e técnicos de outros municípios e também da capital.

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DE MALÁRIA E DOENÇA DE CHAGAS.

O Curso de Atualização foi destinado apenas aos profissionais que desenvolvem atividades voltadas para microscopia dos seguintes agravos: Malária, Doença de Chagas, Leishmaniose Tegumentar Americana e Filariose, com exame feito exclusivamente  pelo método gota espessa de sangue.
A carga horária foi de 40 horas, sendo 24 horas de teoria e 16 horas de prática, desta forma foi concluída mais uma etapa de qualificação dos laboratoristas das Regionais de Saúde promovida pelo governo do estado.


UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE DE CODÓ
NÚCLEO DE VIGILANCIA EPIDEMIOLÓGICA E CONTROLE DE DOENÇAS
LABORATÓRIO REGIONAL DE REVISÃO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário